domingo, 9 de março de 2014

Figuras Importantes do III Reich (Göring)




  • Hermann Göring


Hermann Wilhelm Göring era filho da segunda esposa de Heinrich Ernst Göring, um advogado e burocrata. Treinado para a carreira militar, Göring serviu na força aérea durante a Primeira Guerra Mundial. Depois trabalhou um período como piloto comercial na Dinamarca e na Suécia, onde conheceu a baronesa Carin von Rosen, que se divorciou do marido e se casou com ele em Munique, em 3 de fevereiro de 1922.
Göring filiou-se ao Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP) em 1922. No ano seguinte, foi gravemente ferido na Revolta de Munique, na qual Hitler tentou tomar o poder. A sua prisão foi ordenada, mas ele escapou com a sua esposa para a Áustria. Tendo recebido morfina para a dor dos ferimentos, tornou-se dependente da droga.
Em 1927, voltou à Alemanha, ocupando um dos assentos do Partido Nazista no Reichstag (Parlamento do Império) no ano seguinte. Depois, Göring chegou a ser o líder do partido na câmara, sendo eleito, em 1932, presidente do Reichstag.
Göring desempenhou um papel decisivo nas negociações que levaram à nomeação de Hitler como chanceler, em 30 de janeiro de 1933. O presidente Paul von Hindenburg, (então com 84 anos de idade) acabou forçado a aceitar Adolf Hitler. Göring usou a sua nova posição como ministro do interior da Prússia para estabelecer a Gestapo (polícia política e responsável pelos campos de concentração).
  O incêndio do Reichstag, em 27 de fevereiro de 1933, fez Göring acusar os comunistas e outros oponentes, abrindo o caminho de Hitler ao poder ditatorial.
Göring tornou-se Ministro da Aeronáutica e Ministro do Interior. Era o mais popular dos líderes nazistas, não só entre o povo alemão, mas também entre os embaixadores estrangeiros. Usava a sua posição para enriquecer, e liderava a espoliação dos judeus. Era egocêntrico e gostava de ostentar os seus bens.
A primeira esposa de Göring morreu em 1931. Quatro anos depois, casou-se com a atriz Emmy Sonnemann . Interessado pela caça, adquiriu uma grande propriedade ao norte de Berlim onde, desde 1933, construiu um local compatível com as suas ambições. Em 1938, Emmy deu à luz uma filha, Edda.
Embora Göring quisesse adiar a guerra, foi a Força Aérea que esmagou a resistência polonesa e fez com que as batalhas de Hitler progredissem. Mas a natureza de Göring era fraca para os rigores da guerra.
Com pretexto de má saúde, Göring retirou-se tanto quanto Hitler o permitiu, para a vida privada, gozando dos luxos de sua propriedade, onde continuou acumulando a sua coleção de arte (ainda mais enriquecida com espólios das coleções judaicas dos países ocupados), recebendo muitas doações dos que procuravam seus favores. O uso excessivo de comprimidos de um derivado da morfina deixava Göring alternadamente exaltado e deprimido, fazendo-se necessário o tratamento periódico de viciado na droga.
Apesar das faltas de Göring, Hitler não se permitia descartá-lo. Em 1939, deu-lhe o grau de Marechal do Império da Grande Alemanha. No entanto, Göring pensava em assumir os poderes do Führer e esperava ser tratado como possuidor de plenos poderes quando rendeu-se aos norte-americanos.
Acusado de criminoso de guerra, defendeu-se perante o Tribunal Militar de Nuremberg, afirmando-se como figura histórica e negando a cumplicidade nas atividades mais secretas do regime, as quais afirmava serem obra de Himmler. Depois da sua condenação, tomou veneno e morreu na sua cela em Nuremberg na noite em que sua execução foi ordenada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário